Translate

sábado, 24 de agosto de 2013

Cooperação,sabe o que é?


     Cooperativismo,sabe o que é?

     Definida como uma doutrina,um sistema,um movimento ou simplesmente uma atitude ou disposição que considera as cooperativas como uma forma ideal de organização das atividades sócio-econômicas da humanidade.Os valores do cooperativismo baseiam-se na ajuda mútua e responsabilidade,democracia,igualdade,equidade e solidariedade.Na tradição dos seus fundadores,os membros das cooperativas acreditam nos valores éticos da honestidade,transparência,responsabilidade social e preocupação pelo seu semelhante.

     Cooperação não é algo que fazemos sem vontade,cooperar é ficar feliz por ajudar alguém,cooperar nos melhora e ajuda a melhorar outras pessoas.

Foto...muito mais que só um momento.

 Na aula de Língua Portuguesa,trouxemos fotos importantes ou especiais para nós,fizemos uma roda e comentamos a importância da foto,muitos levaram fotos da família ou de parentes.


     Foto ou simplesmente recordação do passado,passado distante que não volta mais,passado que nos deixa feliz ... ou triste,passado que nos remete as melhores lembranças de nossas vidas,foto para alguns somente uma maneira de registrar um momento mas para outros uma lembrança da vida.


Atos e consequências...

     Já percebeu que tudo que fazemos na vida tem uma consequência?
É como aquele ditado " Só se colhe o que se planta",todo dia sem perceber fazemos coisas sem pensar e as consequências podem não ser boas.
     No Museu WEG,vimos que os três fundadores (Werner,Egon e Geraldo),apostaram que a empresa iria para frente,trabalharam e com muita dedicação conseguiram formar uma grande empresa.
     No vídeo da Jaqueline,o rapaz que tinha bebido,teve a irresponsabilidade de dirigir alcoolizado, e a consequência foi que ele destruiu vidas cheias de sonhos.
     Na história " O saber das avós",em um momento de infelicidade o amigo de Daniel falou sem pensar, e como consequência ele magou seu grande amigo,mas eles pensaram e viram que tinha sido somente um momento infeliz.
        
    

O saber das avós.

Histórias da infância
    Você já reparou como as pessoas,principalmente os adultos,gostam de relembrar fatos da infância e contá-los a familiares e amigos?
    Leia o relato de Daniel Munduruku e veja como ele conta em detalhes uma passagem de sua vida.


     'O saber das avós'
 Às mulheres mais velha chamamos de avós.Todos são nossas avós,e temos muito respeito por elas.São pessoas especiais,experientes,bondosas.Sabem acolher como ninguém e nada passa despercebido a elas.Funcionam como "antenas" da comunidade,pois sabem ouvir a dar conselhos a todas as pessoas.
    Elas têm um carinho especial pelas crianças.Gostam de ensinar,contar histórias enquanto tecem os cestos ou confeccionam artefatos de barro.
    Lembro de um dia em que cheguei junto de minha vó enquanto ela confeccionava um cesto novo.Seus dedos ágeis teciam as talas de bambu com tanta velocidade que era difícil acompanhá-la.Quando notou minha presença,convidou-me para sentar.
   -Como vai o meu neto hoje?
   -Estou bem,minha vó.
   -Não diga que está bem quando você não está.O que aconteceu?
   -Briguei com meu melhor amigo.Não foi por querer,mas ele me chateou muito.
   -O que aconteceu para você ficar tão magoado?
   -Ele disse que eu não era corajoso como ele.
   Ao ouvir minhas palavras,minha vó levantou-se da esteira onde estava e veio ao meu encontro.Sentou-se num banquinho de toco de árvore e pediu-me para sentar no seu colo,pois queria ver se eu tinha piolhos.Obedeci.
   -O que você acha que levou seu amigo a dizer isso a seu respeito?
   -Não sei.Acho que pode ter sido por causa da menina Kaamá.
   -Ele disse isso para você na frente de Kaamá?
   -Disse,sim.Eu fiquei envergonhado e muito bravo com ele.
   -Compreendo.Apenas acho que ele não fez por mal,ou porque não gosta de você.Ele apenas viveu um momento infeliz.Você precisa procurar seu amigo e conversar com ele.
   -Não estou com vontade de conversar com ele nunca mais.
   Você está crescendo,meu neto.Já é quase um homem e precisa encarar os desafios de frente,sem correr ou se esconder deles.Precisa entender que as pessoas erram.Algumas vezes erram sem ter noção de que estão fazendo algo ruim.Os amigos às vezes cometem erros também.
   -Mas,vó,ele sabe que eu gosto de Kaamá.Por que ele foi dizer isso logo perto dela?Assim ela vai achar que eu não sirvo para ser seu namorado.
 Minha avó deve ter sorrido por sobre minha cabeça.Senti seu peito sacudir meu corpo.Era um sorriso de compreensão.Ela já devia ter ouvido tantas vezes essas conversas que pensava como a história das pessoas se repete.Afagou meus cabelos compridos com muito carinho.
   -Não há o que eu lhe diga que possa diminuir sua desconfiança.Só você poderá resolver isso junto com seu amigo e com Kaamá.Se fixer isso,nada ficará entre vocês,e aí verão que a melhor coisas é resolver o conflito que se instalou.Se não quiser fazer isso,tudo bem,mas lembre-se de que é dessa forma que demonstramos coragem.É porque coragem não é só enfrentar onças e surucucus,e bichos ferozes ou espíritos da floresta.Coragem é a gente olhar para dentro de si mesmo e ser capaz de tomar as atitudes mais adequadas para viver bem.Compreendeu,meu neto?
   -Fiz que sim com a cabeça e percebi que era hora de ir embora.No caminho topei com meu amigo.Ele me olhou desconfiado.Talves achasse que eu ia brigar com ele.Não fiz isso.Eu o abracei e fomos brincar no igarapé.







Daniel Munduruku,Catando piolhos,contando histórias.São Paulo:Brinque-Book,2006. p,37-39

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Museu WEG

     Fomos ao Museu WEG, para conhecer a história da empresa. Lá vimos um vídeo que conta desde o príncipio quando se conheceram e juntando suas qualidades formaram uma pequena empresa com apenas 9 funcionários,no começo eles mesmos faziam e vendiam os motores,com o passar do tempo a empresa foi crescendo e ganhando mais espaço no cenário de motores.No museu também vimos desde o primeiro motor ao milésimo motor.

(Abaixo foto de um motor WEG).



(Abaixo foto do museu WEG).



     Em vários momentos no vídeo eles falam que a coisa só vai para frente quando temos disciplina,vontade,foco e vontade que aquilo vire realidade.E também em muitos momentos eles falam da família,que para eles é a base de tudo e sem ela o caminho é muito mais difícil,e longo.
     Em seguida fomos ao Centro WEG 1,onde vimos o Centro de Aprendizagem de Jovens,lá os alunos aprendem como, e para que de cada peça e cada motor.

(Abaixo foto do três fundadores e donos da WEG,Werner,Egon e Geraldo).


       

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

"Janela dos desejos"

      Estamos participando de um projeto do COOPERJOVEM que é realizado pela Viacred.
      Iniciamos o projeto com uma reunião com a gerente da Viacred,chamada Samira,e ela pediu para que cada aluno comentasse uma mudança que pretendíamos para com a sala.
      Junto com o professor regente,construímos a "Janela dos Desejos",e em todas as aulas de Língua Portuguesa escolhíamos um desejo para cumprir no dia.